Trabalhar em canteiros de obras e seus arredores, exige certos cuidados que são essenciais para evitar acidentes. Uma operação comum, pode se tornar um desastre se não tomarmos as devidas precauções. 

Sendo assim, trouxemos 8 dicas fundamentais para você trabalhar da forma mais segura e adequada possível!

·         Antes de tudo, pegue seu manual!

Em primeiro lugar, é sempre recomendado que você conheça e tenha fácil acesso ao manual do operador. Já pensou se em plena operação, bate alguma dúvida crucial e você não tem nenhum manual por perto?

·         Já verificou hoje?

Verifique itens diariamente como: nível de óleo do motor, óleo hidráulico, estado das correias e outros que possam demandar mais esforço do seu aparelho. Lembre-se também de que qualquer manutenção ou revisão no vão do motor deve ser feita com o aparelho desligado, ok? 

·         Confira ao redor!

Antes de entrar no equipamento, cheque em volta se não há sinais de vazamentos, danos nos pneus, ou qualquer outro impedimento que possa comprometer o funcionamento da máquina. Em obras onde se faz o uso de implementos como caçambas e martelos, o desgaste pode ser maior, logo fique atento(a) nesse ponto.

Inclusive, nesse artigo aqui, fizemos um check-list para você conferir se está tudo em ordem antes de começar a operar!

·         Entrou no equipamento? Coloque o cinto!

Não queremos que você se machuque durante o trabalho, então depois de finalizar toda a checagem exterior, não se esqueça de colocar o cinto de segurança.

Recomendamos também, que antes de deslocar a máquina, dar um toque na buzina pode servir de alerta para as pessoas próximas tomarem cuidado.

·         Obra cheia?

Em obras com grande movimento e quantidade de pessoas, se atente ao perímetro do equipamento. Sinalizar e isolar as áreas de operação, evita essa movimentação intensa.

 ·         Riscos ao redor: Atenção redobrada!

Materiais inflamáveis na obra? Limpe a quantidade desses materiais que achar necessário para evitar o acúmulo perto de superfícies quentes.

E atenção! Tenha cuidado extra ao trabalhar próximo de redes elétricas e tubulações. Uma dica que damos é sempre contar com um auxílio de outro profissional, fora da máquina!

·         Quando terminar, posicione corretamente o aparelho.

No fim da jornada, pare a máquina em local plano e acione o freio de estacionamento. Isso auxilia a ficar fora de riscos!

·         Hora de descansar!

Mesmo seguindo todas as regras corretamente, ainda sim é muito importante que você descanse! Segundo o especialista de sono Matt Walker, quando ficamos sem dormir, nossa memória fica extremamente alagada e não consegue absorver novas recordações. Por isso, quando finalizar sua jornada, vá para casa ou seu local de descanso e se dê uma folga para repor as energias e estar pronto para mais um dia de trabalho!

Afinal, esse é o mundo real, esse é mundo Case!

E aí? O que achou das dicas? Comente e nos conte se você conhece alguma que não inserimos e que pode servir de ajuda a outros operadores!